sábado, 27 de Abril de 2024  09:17
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
10-10-2013

Aveiro: D. António Marcelino faleceu aos 83 anos



Após um internamento que durou 22 dias, o Bispo Emérito D. António Marcelino faleceu ontem, por volta das 18 horas, no Hospital de Aveiro. O antigo responsável pela diocese aveirense, de 83 anos, deu entrada no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro, no dia 18 de Setembro. Depois disso foi transferido para uma unidade de saúde de Coimbra, onde esteve internado durante cerca de duas semanas. Na segunda-feira passada, regressou ao Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro.

No dia 21 de Setembro passado, D. António Marcelino comemorou 83 anos de idade. Na altura, o prelado confessava ter sempre gostado “muito do contacto directo com as pessoas”. “Hoje, a minha função é diferente, porque uma coisa é estar ao serviço directo da Diocese, junto das pessoas, e outra coisa é o meu papel actual. E, além disso, tenho encargos a nível nacional”, recordou ao Diário de Aveiro.

O funeral realiza-se amanhã, decorrendo as exéquias fúnebres na Sé Catedral de Aveiro.

Um homem marcante

António Marcelino, natural da Lousã, completou 83 anos no hospital. Nesse dia, a 21 de Setembro, ajudou D. António Francisco dos Santos a celebrar missa. O bispo-emérito foi ordenado presbítero em Junho de 1955. Foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa em Julho de 1975 pelo papa Paulo VI. A ordenação episcopal decorreu na Sé de Portalegre em Setembro desse ano. Em Setembro de 1983 foi nomeado bispo coadjutor de Aveiro, sucedendo em 1988 a Manuel de Almeida Trindade. Renunciou em Setembro de 2006. Era, até há pouco tempo, colaborador do Diário de Aveiro.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®